2014-10-13

Mel - um bem ameaçado

Olá, como têm passado?

A chuva e o frio que se fazem sentir não deixam dúvidas de que o outono chegou! Por isso, aqui vai uma sugestão para se protegerem das típicas gripes e constipações tão comuns nesta época: o mel.

O mel tem propriedades cicatrizantes, antibióticas e grande valor nutricional (alto teor de carboidratos, apresenta cálcio, magnésio, potássio, vitaminas B1 e C) além de ser 18% menos calórico que o açúcar comum.

Eis o que algumas pesquisas revelaram:
  • Um estudo feito pela Universidade de Ottawa, no Canadá, mostrou que o mel em todas as suas formas é eficaz para matar a bactéria que causa a sinusite crónica
  • Outro estudo, feito pela Universidade do País de Gales, sugere que o mel da flor manuka pode reverter a resistência a antibióticos. Ou melhor, antibióticos podem ser mais eficazes contra infecções resistentes a medicamentos se usados em combinação com o mel de manuka.
  • Uma pesquisa sobre o mel dessa fascinante flor oriunda da Nova Zelândia, divulgada pela Universidade Metropolitana de Cardiff, no País de Gales, este ano, diz que ele é um poderoso cicatrizante e antibacteriano para feridas.
Infelizmente, as nossas abelhas têm vindo a diminuir em número, desde que começou a praga da Vespa Asiática. Esta vespa come as nossas abelhas, sem dó nem piedade. Por isso, informem-se sobre este assunto, que nos deveria preocupar a todos, e ajudem a salvar as nossas abelhas! Falem deste assunto à vossa família e amigos. Deixo abaixo alguns links:

Sem comentários:

Enviar um comentário