2013-12-03

Pão de espelta na MFP

Olá, cá estou eu para vos trazer outra receita de pão de espelta. Esta tem sido uma das minhas farinhas de eleição, nos últimos tempos.


E segundo uma pesquisa na internet, a espelta trata-se de um grão maravilhosamente nutritivo e antigo com um sabor profundo parecido com o da avelã, a espelta é uma prima do trigo que recentemente tem recebido um reconhecimento renovado. Os produtos à base de espelta podem ser encontrados nas lojas de saúde alimentar durante todo ano (eu compro nas lojas Celeiro, por 2,15€ o pacote de 500gr) .

A Espelta é um grão cuja antiga herança traça bem antes de muitos híbridos de trigo. Muitos dos seus benefícios vêm do facto de que esta oferece um espectro mais amplo de nutrientes em comparação com muitos dos seus primos mais puros da família do trigo. 
É um primo distante do trigo, e ao mesmo tempo que pode ser usado em muitas das maneiras a que damos uso ao trigo, como no pão e macarrão. A espelta não parece causar sensibilidade na maioria das pessoas que são intolerantes ao trigo. Além disso, a farinha de espelta, também está disponível em casca sob a forma de grãos inteiros, (muitas vezes referida como bagas), que pode ser preparada e apreciada como o arroz. A espelta é cientificamente conhecida como Speltum Triticum.

A farinha de espelta é superalimento para o "professor", "explorador" e "guerreiro" e tem ponto para o "caçador", "coletor" e "nómada".

 Ingredientes:
  •  2 colheres de sopa de azeite;
  • 470ml de água morna;
  • 1 colher de chá de sal marinho;
  • 500gr de farinha integral de espelta;
  • 1 saqueta de fermento Shar.
É só colocar tudo na cuba, pela ordem indicada e selecionar o programa rápido. Se selecionarem o programa básico, o pão crescerá um pão mais, mas eu prefiro-o assim! :)


Bem texturizado, de crosta crocante, sabor muito agradável e peculiar, este pão pode ser servido com um inúmero leque de acompanhamentos.


Com queijo de cabra para barrar ... é uma delícia. :)
Boa dieta para vocês ...!

Sem comentários:

Enviar um comentário