2013-11-29

Abóbora - Saúde, Beleza e Bem-estar

Olá, olá ... como estão? Essa dieta, como anda? Lá porque tenho tido pouco tempo para vos escrever, não quer dizer que possam relaxar, na dieta ...!

Hoje vamos falar na abóbora! Gostam? Além de saborosa, a abóbora tem imensos benefícios para a nossa saúde! E como pode ser usada em pratos doces e salgados, este alimento é muito versátil, em qualquer cozinha!

É ótima em sopas cremosas, doces, tortas, risotos, pães, recheios de massas e muitas outras receitas, que ganham o tom vibrante da sua cor, além de vitaminas, baixas calorias e fibras. 
Quais as vantagens em para a saúde? Entre elas estão a redução do colesterol, a melhora do humor e do sistema imunológico e a capacidade de auxiliar no emagrecimento


Mantém a visão aguçada

Uma chávena de abóbora cozida (em forma de puré) contém mais de 200% da dose diária recomendada de vitamina A, o que ajuda a visão, principalmente em ambientes escuros, segundo o National Institutes of Health.

Ajuda na perda de peso

A combinação de alta concentração de fibras e baixas calorias que a abóbora oferece é excelente nas dietas de emagrecimento. Com apenas 49 calorias por chávena, o alimento proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo devido à sua textura fibrosa, o que faz com que a perda de peso seja mais eficaz.

Sementes de abóbora fazem bem ao coração e melhoram humor

As sementes retiradas da abóbora são ricas em fitoesteróis, que têm eficácia comprovada em diversos estudos como redutores do colesterol mau (o LDL). Para elas ficarem mais saborosas para consumo, deixa-as durante alguns minutos no forno (ficam mais crocantes).

São, também, ricas no aminoácido triptofano, uma substância importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis pelo controle do nosso humor, sono e apetite.

Reduz o risco de cancro

Devido à substância antioxidante do betacaroteno, presente no alimento, que atua na prevenção do cancro, de acordo com o National Cancer Institute, o alimento é um importante aliado para a saúde. Segundo as recomendações do Instituto, as fontes naturais do alimento (in natura ou em receitas) são mais eficazes do que o consumo do betacaroteno vendido como suplemento.

Mulher nepalesa cuja pele está densamente enrugada.
Protege a pele e previne rugas

Os mesmos carotenóides antioxidantes presentes no alimento, que previnem certos tipos de cancro, também têm o poder de neutralizar os radicais livres e manter as células cancerígenas longe da epiderme, combatendo ainda as rugas e deixando a pele mais viçosa.

Ajuda na recuperação pós-treino

Sabes que a banana é rica em potássio e muito indicada para os atletas consumirem, pois ajuda na recuperação pós-treino, certo? Pois bem, umachávena  de abóbora cozida tem mais potássio do que uma banana. São 564 miligramas nessa quantidade citada, enquanto a outra fruta tem cerca de 422. Essa reposição é importante para equilibrar os eletrólitos pós-treino e manter os músculos a funcionar com melhor desempenho.

Auxilia o sistema imunológico

Ela tem esse efeito devido à vitamina C. Uma chávena de abóbora cozida contém mais do que 11 miligramas de vitamina C, ou seja, 20% das 60 miligramas recomendadas diariamente para uma mulher.

Por isso, já sabem ...! Vamos lá comer abóbora! Ah, pois, falta a relação com os tipos genéticos! :) Bem, há muitos tipos de abóboras. A abórora-moranga é superalimento para o caçador, guerreiro e nómada; a abóbora-doce tem ponto para o coletor e guerreiro; a abóbora-doce é superalmento para o professor, e a moranga tem losango; e para o nómada, a abóbora-moranga é toxina. Todas os outros tipos de aebóbora não citados, são neutros. Ah ... outra coisa: nas listas que vêm no livro do Dr. D'Adamo, quando virem "abobrinha", refere-se ao que chamamos, no português europeu, courgette

Posteriormente passo para vos deixar receitas com abóbora! Boa dieta ...! :)


Fontes: