2013-11-04

Panados sem ovo, sem glúten e sem lactose

Olá, como vai a vossa dieta? Gostam de panados? Acho que toda a gente gosta!

Exemplo de fritos com polme (ver receita completa aqui, e adaptar).

Já ouviram falar em polme? Andava à procura de receitas para panar sem ovo (por causa do ponto que o "explorador" tem nesse ingrediente) e deparei-me com esse método de panar, que afinal é tão antigo. Acabei por descobrir que já a minha avó e a minha bisavó usavam polme para panar, porque antigamente os ovos eram escassos e preciosos demais para usar em panados. Acabei ainda por descobrir que há quem prefira a utilização do polme e o use, mesmo que possa ingerir ovos.

O polme é uma preparação culinária, utilizada para fritar determinados alimentos. É uma massa de consistência mole, com a qual se envolvem os alimentos, antes de os fritar. Usualmente é feita com farinha de trigo e água - mas vamos alterar essa receita aqui, para que todos os tipos genéticos possam usar este preparado.

Ingredientes:
  • Farinha (abaixo explico qual farinha usar);
  • Água;
  • Sal e tempero a gosto.
Numa taça, junta 110gr. de farinha, 1 pitada de sal e 165ml de água. Confirma a consistência que pretendes. 

Posteriormente, podes usar este polme em substituição do ovo (passando o alimento no polme e depois no pão ralado para depois fritar), ou sozinho, de preferência para panar peixe (passando o alimento no polme e fritando logo de seguida.



Que farinha usar? Bem, isso depende do teu tipo genético. Para alguns, basta usar apenas uma farinha sem glúten. Mas, para melhorar a saúde, seguem as melhores escolhas, para cada tipo genético:
  • "Caçador" - farinha de arroz integral (superalimento);
  • "Coletor" - farinha de aveia (superalimento);
  •  "Professor" - farinha de espelta ou aveia (superalimentos);
  •  "Explorador" - farinha de arroz integral (superalimento com losango);
  •  "Guerreiro" - farinha de arroz integral (superalimento com losango);
  • "Nómada" - farinha de arroz integral, de arroz branco ou de aveia (superalimentos).
Com qualquer uma destas farinhas é possível fazer polme. Para  "explorador", em específico, que esteja doente ou a tentar perder peso e tenha retirado o ovo da sua dieta, este é um ótimo substituto, para usar em panados. Já não é preciso rejeitar estas delícias só porque se está a evitar o ovo.

Espero que tenham gostado. Boa dieta para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário