2013-11-05

Pão de espelta com mel

Olá a todos. Há pouco tempo uma amiga minha ficou de me enviar umas receitas maravilhosas de pão, que ela mesma faz! Uma das receitas é de pão de espelta (triticum spelta)! Como estava ansiosa e as receitas ainda não tinham chegado, decidi ir à procura de uma receita e aventurar-me a fazer um. 

Encontrei uma receita ótima aqui e decidi experimentar. Saiu muito bem, muito fofinho cheiroso e saboroso e com certeza irei repetir! Vou partilhar convosco!


Pão de Espelta
Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite;
2 colheres de sopa de mel.
280ml de água morna;
2 colheres de chá de sal;
300g de farinha de espelta integral;
1 saqueta de fermento Shar (eu prefiro esta marca, mas podem usar outra, se preferirem).

Como fazer: 

Eu, como sempre, fiz na Máquina do Pão. É muito fácil. Basta colocarem tudo na cuba, pela ordem descrita e selecionarem o programa normal!



Para fazer à mão, deixo também aqui como se faz:
  • combina o fermento, a água morna, o mel e o azeite numa tigela grande e deixa assentar durante cerca de 10 minutos;
  •  adiciona metade da farinha e o sal - misture até estar bem combinado.  
  • cobre a tigela com um pano húmido e deixa a massa repousar de 30 minutos a uma hora (deve dobrar de tamanho). 
  • junta o resto da farinha e começa a amassar com as mãos até a massa ficar mais firme; se necessário acrescenta mais um pouco de farinha.  
  • molda a massa numa forma de pão e coloca-a numa forma (pode ser de bolo inglês), cobre-a com um pano húmido e deixa crescer por cerca de uma hora num lugar morno. 
  • pré-aquece o forno a 180º e coze o pão por 30 a 40 minutos.  
  • retire do forno e deixe arrefecer numa rede.
Bom apetite! :) 

A farinha de espelta é superalimento para o "professor", "explorador" e "guerreiro" e tem ponto para o "caçador", "coletor" e "nómada".



Quando este pãozinho delicioso terminar, experimentarei então as receitas que a minha amiga entretanto me enviou e depois partilharei convosco! Até lá ... boa dieta!

2 comentários:

  1. Anónimo8.11.13

    Que bom aspecto! Vou experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força ...! Depois conta como ficou! :)

      Eliminar