2013-11-30

Creme de abóbora com pimenta caiena

Brrrrr ... tanto frio, não é verdade? A três semanas da chegada do inverno, o frio está aqui para ficar! É nesta época que sabe bem ficar por casa, por baixo das mantas, no quentinho. É ainda nesta época que as sopas fazem mais sucesso. São quentes, saborosas e muito nutritivas. E como ainda há pouco tempo vos falei da abóbora, aqui vos deixo esta receita!

A receita que vos apresento hoje foi-me cedida pela S. e posso dizer-vos que fica maravilhosa. Comi inicialmente feita por ela, e desde então tenho repetido diversas vezes, cá em casa.



Ingredientes:

  • 500gr de abóbora (cada tipo genético escolhe a melhor para si;
  • 1 cebola pequena;
  • Sal qb;
  • Pimenta caiena qb;
  • Azeite.
Colocar numa panela um fundinho de água (cerca de 1 cm). Cortar a abóbora e a cebola e deixar cozer durante 20 minutos. Tempera com o sal e a pimenta caiena, a gosto (cuidado com esta pimenta, que é mesmo muito picante). Depois de cozer, se a abóbora não tiver absorvido a água toda, deve tirar-se o excesso. Acrescentar um fio de azeite, em cru e moer com a varinha até virar uma espécie de puré. Servir de imediato.

Esta sopa é maravilhosa para dias frios. A pimenta caiena aumenta a temperatura corporal! Esta sopa pode ser servida como entrada, ou como prato principal, acompanhada apenas de uma fatia de pão.

Obrigada S. pela maravilhosa receita!