Olá a todos, tudo bem?
O dióspiro, é um fruto repleto de benefícios, sendo adorado por uns e odiado por outros. A verdade é que muitas pessoas que provaram o dióspiro ainda um pouco
verde, ficaram com a sensação errada de que é aspero e um pouco sem gosto. Se te aconteceu isso, tenta novamente, com fruto bem madurinho e com certeza irás mudar de opinião.
Este fruto, característico do Outono, é rico em fibra, magnésio,
ferro, zinco, manganésio e cobre, além de ser um excelente protetor das
células, pois é rico em taninos e como tal um poderoso antioxidante. O betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres, faz com que o fruto seja benéfico para proteger o organismo de doenças como cancro,
arteriosclerose e outras doenças inflamatórias.
"Ele é essencial para a visão, unhas e cabelos e auxilia o
desenvolvimento ósseo. Além disso, retarda o envelhecimento precoce do
organismo", explica Eneida Gomes da Cunha Ramos, nutricionista do
Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). "E o dióspiro é fonte ainda de licopeno, um fitoquímico com importante atuação na defesa do organismo".
Delicado e com casca muito fina, o caqui precisa ser bem embalado para a
venda. Na hora da compra, deve estar livre de rachaduras, firme e com a
coloração uniforme. A recomendação é consumi-lo in natura, ou seja, cru (pessoalmente gosto de ralá-lo, com a varinha, e comê-lo na hora, como se fosse uma sopa fria - deste modo evitamos encontrar partes que travam na língua).
Relativamente a quem faz a Dieta do Tipo Genético, lembrem-se de que nas listas de alimentos, o dióspiro aparece como "caqui", que é como se diz na norma brasileira. É considerado toxina para o "coletor", "guerreiro" e "nómada", pelo que o devem evitar. É neutro para o "caçador" e superalimento para o "professor" e "explorador". Eu, como sou um "professor", tenho-me deliciado com estes frutos deliciosos! :)
Boa dieta!
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário